PERÍODO

PERIODO

BEM ESTAR

PERÍODO

Imagino que não deva ser coincidência que ao escrever este post o meu período começou! Não tomo a pílula e sigo-me pela Lua. Parece esotérico mas não é! Quando realmente fluímos com a natureza, parece que tudo se encaixa. Rapidamente o período regula-se pela fase da lua mais apropriada para nós - por isso Lua cheia ou nova. 


O que é isto da Lua? Existem duas fases tradicionais que se associam a menstruação:

Lua Branca : Quando menstrua na lua nova ou minguante. Está-se mais fertile durante a Lua cheia (ovulação), este ciclo é tradicionalmente associado a fertilidade e maternidade. Se é uma mulher de “Lua Branca”, vai com certeza sentir-se mais intuitiva durante este período e uma necessidade de se isolar para se nutrir, regenerar e recuperar. Em outras palavras, energeticamente vai estar mais exausta e precisa de tempo para si para recuperar. Perfeito parceiro para esta fase.


Lua Vermelha : Quando menstrua durante a lua cheia e crescente - esta energias são criativas, extrovertidas e dinâmicas. Nos tempos antigos este ciclo era associado a curandeiras, suma sacerdotisas e shamãs. Mulheres que menstruam nesta altura usam as energias que fluem com o período para nutrir e ensinar, especialmente através da sua própria experiencia. Muitas vezes tem a ver com crescimento pessoal, desenvolvimento, ser mentora e o uso da sua criatividade.  Para potenciar estas energias.


Aliás é interessante reparar que quem leva uma vida natural, sem contraceptivos, acaba por ter períodos semelhantes ás outras mulheres da casa, no trabalho ou com quem mais passamos tempo com. A serio! Façam a experiencia. 

“O que uso quando estou com o período?”

Desde cedo que me interesso por um estilo de vida saudável, e quando fui tirar o meu curso de Chef Natural, em 1999, comecei a usar GLAD RAGS , uma especie de penso de pano grosso que absorve o período, imagino que muito semelhante ao que se usava antigamente. O que acontece é que são bastante espessos, não são muito confortáveis  .. e depois tem de se lavar muito bem.. estão a perceber a situação. 

Na altura a preocupação não era tanto o ambiente mas sim os químicos que estão presentes (cada vez mais) nos pensos higiênicos comuns - especialmente aqueles que prometem absorver tudo, contem fragrâncias sintéticas  (a coisa mais estranha!), e são super finos (dá que pensar!).. E nem vou falar na toxicidade dos tampões!

Quando tive a minha ultima filha o meu fluxo começou a ser bastante mais forte, o que fez com que procurasse outras alternativas. Descobri as THINX, que gosto bastante, são umas cuecas absorventes, bem mais praticas e cômodas do que  as alternativas anteriores. Perfeitas para quem tem um fluxo mais leve. Eu só consigo utilizar quando estou no fim.. por isso continuei na minha pesquisa.

O ano passado descobri o ORGANICUP, que revolução!!  Copo menstrual que substitui pensos e tampões. No inicio estava um pouco desconfiada. Lá me acalmei quando percebi que era hipoalergénico, que mesmo sendo de silicone acaba por ser menos prejudicial para o ambiente - decidi experimentar. O que acontece é que comprei de outra marca primeiro, e segui as instruções - como já tinha tido gravidezes  disseram para comprar o tamanho maior. Não funcionou. Doía, super desconfortável. MAS como continuava com o período e eu tinha comprado o organicup ( tinha comprado para oferecer no Natal - tento sempre dar presentes que façam jeito), e era o tamanho pequeno. Decidi experimenta, já que sou persistente, e ainda bem! Funcionou ás mil maravilhas!! E como já mencionei tenho um fluxo MUITO forte por isso estava um pouco reticente, mas as explicações de como usar, e cuidados a ter são tão bem feitas que me senti segura o tempo todo e não aconselho outra coisa! Uso durante o dia nos três primeiros dia que são de maior fluxo e depois passo para as Thinx.

Espero ter ajudado, e por favor deixem as vossas dicas também nos comentários! Adoro aprender sobre produtos novos.


Se quiserem ler mais sobre como a lua afecta o nosso ciclos : Red Moon—Understanding and Using the Creative, Sexual and Spiritual Gifts of the Menstrual Cycle,