Como Tomar Conta de Nós

MAFALDA-PINTO-LEITE-1.png

BEM ESTAR

Como Tomar Conta de Nós (sem gastar muito dinheiro)

Tomar conta de mim está a ser um desafio. Sei que preciso mas há sempre tantas coisas que se metem no caminho. Mas também sei, por experiencia ,que com quanto mais nós temos “no prato” mais temos de criar tempo para cuidar de nós senão acabamos por explodir.

Como posso ser boa para quem me rodeia se não consigo ser boa para mim? Essa é a questão crucial. Como nos aviões quando pedem para colocar as máscaras em nós primeiro e depois nas crianças..sempre fiquei revoltada e pensava para mim que os meus filhos estão primeiro! Mas com a idade vem a certeza que precisamos de tomar conta de nós de maneira a ter energia, disponibilidade e disposição para tomar conta de quem faz parte da nossa vida.

Tenho feito um esforço, sim esforço pois tenho de admitir que ainda me sinto um pouco culpada quando tiro um pouco de tempo só para mim, e criei um pequeno ritual que tento fazer em casa pelo menos uma vez por semana. E posso garantir que no fim sinto-me nova! Pois não há nada mais
revigorante do que criar tempo para reconectar comigo mesma, curar, regenerar e cuidar de mim própria.

Use este guia como inspiração e adapte ou crie o seu. O mais importante aqui é marcar uma “reunião” - daquela que não pode mesmo desmarcar! - consigo própria pelo menos uma vez por semana de maneira a realmente se enraizar, nutrir, limpar e recarregar energias!

ONDAS THETA | ouço muito frequências binaurais enquanto medito. Aproveite esse tempo para dissolver qualquer coisa do seu corpo e mente que já não lhe estão a servir.. Esta é especialmente regeneradora.

KITCHARI | este prato tradicional Ayurvedico é incrivelmente nutritivo e desintoxicante. Fácil de digerir. Em termos energéticos também ajuda a conectar com o nosso caminho espiritual.

CHÀ DETOX | esta infusão é extremamente nutritiva e ajudamos a sentir enraizadas.

ABHYANGA | esta auto massagem ajuda a acalmar o sistema nervoso enquanto hidrata profundamente a pele. Activa uma desintoxicação através do sistema linfático. Use este óleo ligeiramente aquecido.

SPA | Com falta de tempo ( e pouca vontade de gastar dinheiro ) recrio um SPA em casa. Da seguinte maneira :

 + Prepara um chá detox.

+ Coloco as frequencies binaurais a tocar na minha casa de banho.

+ Queimo um pau santo e acendo umas velas.

+ Esfolio delicadamente cara e corpo com este esfoliante que apoia a desintoxicação e hidratação da pele. ( a minha cara e corpo nunca estiveram tão macias).

+ Tomo um banho de imersão relaxante por 20 minutos enquanto medito.

DIÁRIO | depois de terminar este ritual aproveito para escrever o que me “veio” durante a meditação.. nestas alturas é quando a parte criativa do meu ser entra em acção e consigo realmente ouvir o que preciso.. e perceber que passos preciso de tomar para alcançar o que quero. É nesta pausa.. quando paro com toda a actividade qua acontece no meu dia a dia que as receitas surgem, os produtos aparecem, é o deixar fluir de uma energia maior.

DORMIR | e depois parece que me sinto liberta para poder descansar como deve de ser! Tomo um copo cheio de água com estas gotas e durmo profundamente.