SOPA DE TOMATE ASSADO COM PESTO

SOPA DE TOMATE

RECEITA

SOPA DE TOMATE ASSADO COM PESTO

RECEITA DO MEU NOVO LIVRO COZINHA RADIANTE

Esta sopa faz-me recuar ao tempo em que vivia em Londres e trabalhava na loja de livros de cozinha mais linda de Notting Hill - a Books for Cooks (Livros para Cozinheiros).

Havia um pequeno café nas traseiras da livraria onde cozia pão, batia bolos e fazia sopa nutritivas para os dias mais frios de Londres.

Ingredientes:

(Serve 4)

Sopa

10 tomates

2 cebolas cortadas em quartos

4 dentes de alho esmagados

2 pés de tomilho fresco

3 colheres de sopa de óleo de Coco derretido ou azeite virgem extra

Flôr de Sal

Pimenta preta moída

1 chávena de folhas de manjericão


Pesto

1 chávena de folhas de manjericão fresco

1 colher de chá CHAGA

1/2 chávena de cajus, demolhados

1/4 chávena de azeite virgem extra

1/2 colher de chá sal dos Himalaias

Pimenta preta moída


Pré-aqueça o forno a 190ºC. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Com uma faca afiada faça uma cruz na base de cada tomate e coloque no tabuleiro preparado com o lado da cruz para cima. Adiciona as cebolas, o alho e o tomilho e regue com óleo de coco e o vinagre de sidra de maçã. Polvilhe com sal e pimenta preta. Leve ao forno por cerca de 30 minutos, até ficar muito macio. Deixe arrefecer ligeiramente.

Retire o tomilho e descarte. Transfira os legumes assados e todo liquido para um liquidificadora, adicione o manjericão, e triture a alta velocidade até ficar suave e cremoso. Prove e rectifique os temperos, se for necessário.

Para fazer o Pesto, coloque todos os ingredientes num robot de cozinha e triture na função “Pulse” até os cajus ficarem bem picados e o preparado ficar viscoso - o pesto quer-se com alguma textura.

Para servir, divida a sopa por taças ou canecas com uma concha e sirva uma colherada de pesto por cima.

Dica de Beleza:

Chaga é um cogumelo ancestral muito usado na medicina tradicional chinesa, conhecido por proteger e estimular o sistema imunitário.

Considerado um “alimento” de Beleza - Chaga - ajuda na protecção contra a oxidação das células bem como na produção de Colagénio.

Grande aliado na saúda da pele ajuda a despertar o seu Brilho interior!