Tudo o que precisa de saber sobre ADAPTOGÉNIOS

ADAPTOGENOS

BEM-ESTAR

TUDO O QUE PRECISA DE SABER SOBRE ADAPTOGÉNIOS

Se é do tipo de pessoa que foge a sete pés quando alguém começa a falar sobre deixar de beber café, não se lembra da última vez que dormiu mais do que 6 horas seguidas, que às 3 da tarde começa a ter uns desejos incontroláveis por qualquer coisa (friso, qualquer coisa!) que seja doce ou sente-se stressada e ansiosa com bastante frequência este post é para si!

Está na altura de conhecer o que são ADAPTOGÉNIOS e como os utilizar. Vai-se apaixonar, a sua vida ( corpo, beleza e mente) vai dar uma reviravolta e nunca mais vai olhar para trás (sim, é desse tipo de amor!).

Adaptogénios são moléculas, normalmente derivadas de plantas, que funcionam no sistema neuro-hormonal. Imagine um termóstato que, quando começa a ficar quente demais, ativa o frio e, quando está frio de mais, ativa o quente. Neste caso, os adaptogénios sensibilizam ou não as células no corpo e ajudam o corpo a melhorar a sua habilidade de lidar com mudanças físicas, mentais e ambientais apoiando o equilíbrio e promovendo homeostasia interna. São como aquela meditação diária que sabe que lhe vai fazer tão bem, mas sem ter de se sentar e meditar.

Mas o que é que isto tem a ver com os seus expressos duplos, trabalho que nunca mais acaba, ou obsessão com os croissants do café da esquina? Tudo. A constante combinação de stress, cafeína, açúcar e falta de uma noite bem dormida faz com que os níveis de stress estejam sempre ligados, fazendo com que o seu corpo esteja sempre em alerta constante. Eventualmente, o sistema “queima” e a fadiga adrenal (um distúrbio causado pelo esgotamento das glândulas supra-renais, cuja sintomatologia mais frequente é a fadiga física, mental, emocional e que pode não desaparecer com o descanso) começa a tomar conta de si. Depois segue a fadiga crónica, fome constante e um aumento de peso inexplicável - e de repente sentirmo-nos bem no nosso corpo parece uma sensação tão distante, que por vezes até desistimos de ter esperança que isso volte a acontecer.

E o Universo deu-nos o poder dos adaptogénios. Lembram-se da questão do termóstato? Quando o seu corpo começa a ficar fora de controlo depois de um dia de trabalho mais esgotante e quando o stress se torna crónico, há uma diminuição do cortisol. Esta diminuição leva ao aparecimento da fadiga adrenal. Os adaptogénios ajudam a equilibrar o stress agudo, que muito provavelmente nos dias de hoje é crónico. Eles acalmam e nutrem as glândulas supra-renais, de maneira a que possam deixar de funcionar em modo de “alto risco”. A maravilha dos adaptogénios é que não só têm o poder para aliviar o stress mas também estabilizam variadíssimas coisas desde os níveis de açúcar no sangue a hormonas e tensão arterial.

Adaptogénios são aquelas noites de 10 horas de sono seguidas, aquela aula regeneradora de yoga, a sua massagem favorita e horas sem conta a tomar banhos de imersão à luz das velas - mas só que desta vez está a beneficiar o seu interior!

Como saber que adaptogénio é ideal para si?

Está a precisar de quê?

Mais ENERGIA

Proteína Energia

Cordyceps

Maca

CALMA, MENOS STRESS & ANSIEDADE

Calma

Mucuna

Reishi

Ashwagandha

CONCENTRAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO TRABALHO E EM CASA

Criatividade

Proteina Criatividade

Ashwagandha

UMA PELE MAIS MACIA E FIRME, CABELOS E UNHAS MAIS FORTES

Beleza Pura

Proteína Beleza

Chaga

MENOS STRESS ANSIEDADE

Calma

Mucuna

Reishi

Ashwagandha

MAIS BEM DISPOSTA, BEM HUMORADA, DESCONTRAÍDA

Humor

Mucuna

Ashwagandha

Reishi

Como e quanto tomar:

Os adaptogénios são plantas medicinais que, na maioria das vezes, estão disponíveis em pó. Assim facilmente se juntam a uma bebida, batido ou outra receita deliciosa.

Devem ser tomados diariamente para funcionarem. Há quem sinta os efeitos passado uns minutos; outras pessoas, com problemas mais crónicos que duram há anos, precisam de uns 2 a 3 meses para que o trabalho dos adaptogénios, de limpar o passado e reconstruir um sistema mais saudável, possa funcionar.


Tónico Corpo, Beleza e Mente

ADAPTOGENOS
  • 1 colher de chá de Maca 

  • 1 colher de chá de CALMA 

  • 1 colher de chá de Cordyceps

  • 1 chávena de leite vegetal à escolha

  • Adoçar a gosto, se desejar

Aqueça o leite. Coloque num copo liquidificador, junte uma pitada de baunilha se desejar. Junte todos os ingredientes acima e bata até bem misturado. Beba e sinta-se mais poderosa!