COGUMELOS MÁGICOS

mushroom.png

BEM ESTAR

COGUMELOS MÁGICOS

Uma das plantas medicinais mais potentes são os cogumelos adaptógenos.

Quando comecei a tratar a minha fadiga adrenal, comecei a apoiar-me mais do que nunca nos adaptogenos. Há muito que os uso para impulsionar o sistema imunitário, aliviar stress + ansiedade, ajudar com o foco + concentração e retardar o envelhecimento.

Mas como tentei ser uma super mulher, estiquei o elástico demais e acabou por arrebentar. Trabalhar mais do que devia, preocupar-me mais do que é suposto e nunca verbalizar o que realmente me ia na cabeça e no coração. Por isso quando finalmente “explodi” aprendi a olhar bem para o que eu realmente acredito em e sem duvida nenhuma “ practice what you preach “ ( viver de acordo com o que eu falo sobre). Por isso nada melhor que um susto para me colocar no caminho certo novamente.

Quando falo no poder das plantas medicinais não é em vão! É porque realmente as uso diariamente e funcionam a um nível que nem vos consigo explicar, de tão eficazes que são! Só mesmo vocês experimentarem e tomarem diariamente é que vão perceber os resultados benéficos que elas trazem!

Mas agora um pouco sobre Cogumelos.. dos que são tão mágicos que fazem bem a todos os níveis - Corpo, Mente e Espirito!

Vamos entrar em territorio paranormal… Num onde os cogumelos são ricos nutricionalmente, têm vitaminas, dão longevidade e são ultra regeneradores. Estima-se que existam entre 1,5 e 5,4 milhões de diferentes espécies de cogumelos!

Se pensarmos um pouco.. cogumelos são bastante invencíveis. Existem há milhares de anos, sobreviveram a mudanças de ecossistemas, clima e até excederam os dinossauros. Existem tanto debaixo de água como no espaço.

Quando consumimos alimentos com este calibre de poder evolucionário, estamos a ingerir algo incrivelmente adaptável, sendo por isso que muitas das mais antigas civilizações os admiravam e idolatravam.

Os Egípcios acreditavam que o consumo de cogumelos lhes trazia uma vida longa.

Isto pode dever-se ao facto de que muitos dos benefícios dos cogumelos consistem em apoiar as defesas do nosso corpo e cada vez mais têm sido reconhecidos com uma maneira legítima de potenciar a saúde e bem estar.

Embora tenha comido aquele cogumelo portobello grelhado no fim‑de‑semana passado, ou salteado uns marrom para comer na sua tosta sem glúten ao almoço, já experimentou fazer uma bebida com um cogumelo que tenha como alcunha o “diamante de floresta” ?!

Os cogumelos adaptógenos são considerados o alimento da longevidade, o que indica que quem os consome regularmente vive mais tempo com melhor qualidade de vida.

E QUE TAL SE EU FALASSE UM POUCO SOBRE OS MEUS COGUMELOS FAVORITOS?!

Reishi | Ganoderma lucidum

Quem não adora a mistura CALMA com Reishi ? Tem sido meu aliado diário. Alivia o stress e ansiedade ao mesmo tempo que ajuda a descomprimir e dormir melhor. Tomo uma chávena depois do jantar todos os dias.

O cogumelo Reishi é utilizado há milhares de anos na medicina Chinesa para fortalecer o sistema imunitário e como um planta da longevidade. Reishi é um adaptógeno - significa que tem a habilidade de equilibrar e ampliar o sistema imunitário.

Ajuda a apoiar a saúde imunitária, regulando as suas funções, baixa a pressão de sanguínea , regula os níveis de açúcar, eleva o humor e diminui efeitos do stress.

Segundo textos antigos, é dito que abre o coração, acalma o espírito e ajuda a conectar com o nosso eu mais íntimo, proporcionando clareza espiritual e sabedoria.

  • Impulsiona o Sistema Imunitário

  • Propriedades Anticancerigenas

  • Combate Fadiga e Depressão

  • Apoia saude Cardiovascular

  • Rico em Antioxidantes

  • Ajuda a dormir melhor, mais descansada

  • Alivia Stress

Chaga | Inonotus obliquus:

Outro cogumelo surpreendente que cresce em Bétulas e é usado há milhares de anos na medicina oriental, este adaptógeno dá longevidade devido ao seu conteúdo de incrível antioxidantes! Contém vitamina B, flavonóides, zinco e melanina, o que o torna num ótimo aliado para a pele, devido ao seu poder de regeneração de danos causados pelo sol. Eu uso para me fortalecer a pele, traz elasticidade e firmeza. Não passo sem 1/2 colher de chá diariamente.

Ajuda a regular o sistema hormonal especialmente o Cortisol (a hormona que causa as variações de peso, cansaço crónico e inchaço abdominal), para além de ser anti-inflamatório, aliviar dores, purificar o sangue e proteger o fígado. Também é benéfico para o sistema imunitário e alguns estudos até sugerem que estimula a apoptose de células cancerígenas!


Cordyceps |Cordyceps sinensis:

Utilizado na medicina tradicional chinesa, este cogumelo é perfeito por quem procura uma melhor clareza mental e performance atlética - ideal para brilhar naquela reunião de trabalho ou correr uma meia maratona. Cordyceps realça o seu yang e as suas qualidades transformativas estimulam a libido, resistência e tónico muscular. Para quem pratica desporto, ou tem um desgate fisico grande tome 2 colheres de sobremesa de ENERGIA.

Pode ser benéfico para quem está com o sistema imunitário em baixo, a recuperar de uma doença ou para quem sofre de cansaço e stress extremo. Também é conhecido por combater inflamações e diabetes do tipo 2 e é um ótimo aliado para a saúde do coração.

  • Propriedades de anti-envelhecimento

  • Potencial efeito anti-tumor

  • Ajuda a combater a diabetes do tipo 2

  • Possíveis benefícios para o coração

  • Anti-inflamatório


Lion’s Mane, Hericium erinaceus:

Tanto os antigos curandeiros como os médicos mais modernos. reconhecem as propriedades medicinais regenerativas e de melhoria de memória do cogumelo Hericium. É conhecido por estimular a criação de sinapses no cérebro, melhorar a regeneração dos nervos e proteger os caminhos neurais, o que leva a melhor memória e pensamento, reduz o risco de Alzheimer, Parkinson, ansiedade e depressão. Para além disso, também protege o sistema digestivo contra úlceras e reduz o risco de doenças cardiovasculares.

Por causa do cansaço crónico tomo dirimente 1 colher de chá de CRIATIVIDADE , especialmente depois do almoço quando dá aquela quebra de concentração ou sempre que preciso de ser mais produtiva logo pela manhã!

  • Protege contra a demência

  • Ajuda a aliviar leves sintomas de depressão e ansiedade

  • Pode acelerar a regeneração de danos no sistema nervoso

  • Protege contra úlceras no sistema digestivo

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares

  • Ajuda a combater sintomas de diabetes

  • Nootrópico natural que aumenta o desempenho cognitivo do cérebro. Quando usado como suplemento, ajuda a melhorar o foco e a atenção, para além de ajudar a gerir alterações de humor.

Image Pintrest

Image Pintrest

TÓNICO DE COGUMELOS MÁGICOS

Todos estes cogumelos são fantásticos! Pode usar eles “soltos” ou já misturados nas BLENDS.

Esta bebida é maravilhosa pois é extremamente “adaptogénica” - por exemplo, é calmante para quem está demasiado eléctrica, estressada e alerta. E energizante para quem se sente cansada, desmotivada e ansiosa. Mas não é nem um sedativo nem um estimulante. Também pode ajudar a elevar ou diminuir o colesterol, ajudar pessoas abaixo do peso a ganhar uns quilos e pessoas acima do peso a perdê-lo. Regula o sistema imunitário e pode ajudar o sistema digestivo a absorver os nutrientes de cada refeição.

Óleo de coco e sementes de cânhamo ajudam a dar-lhe uma textura cremosa. Se forem usar somente os cogumelos se calhar precisam de adoçar - mel, tâmaras, stevia ou assim - já que os cogumelos tendem a ser um bocadinho amargos! Eu uso stevia para tentar evitar açúcares em excesso na minha dieta. Se gostar junte uma colher de chá ou duas de cacau cru em pó, combina muito bem com estes cogumelos mágicos. Faça esta bebida e comece a tomar cogumelos adaptogénicos diariamente, não se vai arrepender ( o seu corpo vai agradecer ) !!

Serve 1

1 e 1/2 chávena de leite vegetal (eu gosto de amêndoa sem açúcar), quente

1/4 de colher de chá de cada Reishi, Chaga and Cordyceps OU 1 colher de chá de CALMA

1 colher de sopa de sementes de cânhamo

1 colher de sobremesa de óleo de coco ou ghee

pitada de baunilha em pó ou extracto de baunilha


Coloque todos os ingredientes num copo liqüidificador. Bata até obter uma mistura cremosa e com aquela espuma boa por cima. Sirva e polvilhe com CALMA.