PAU SANTO: para que serve e como funciona?

Imagem Pintrest

Imagem Pintrest

INSPIRAÇÃO

PAU SANTO PARA QUE SERVE E COMO FUNCIONA?

Pau Santo tem sido uma compra diária na loja, por isso gostaria de falar um pouco mais sobre esta “ferramenta”.

Eu uso para limpar a energia tanto da casa como da minha pessoa. E com cada novo mês que entra, gosto de fazer umas “limpezas” extras pela casa. Tudo a ver com a vertente Feng Shui que me corre nas veias que inclui “tentar” ser mais minimalista, doar tudo o que já não usamos há mais de um ano e ser o mais zero waste possível.

Se calhar também tem a ver com ter 4 filhos e trabalhar a partir de casa, mas gosto de uma casa organizada e limpa. E muitas vezes para conseguir obter isso tenho de ser minimalista (menos tralha em casa, menos os miúdos desarrumam!).

O cheiro também é uma coisa que me afeta. Gosto das janelas abertas o ano todo (ainda bem que vivemos em Portugal!), para entrar energia boa na casa. E outra coisa que não prescindo é de Pau Santo. 

É utilizado há séculos por civilizações Amazónicas para afastar as más energias. Eu uso por duas razões :

1 - Porque gosto de fazer limpezas por casa e a energia é algo que sinto bastante. Quando há discussões, algum problema mais pesado ou alguém que tenha passado por cá com aquela “bad vibe”.

2 - Porque gosto do cheiro doce e a ”limpo” que a casa fica, depois de queimar o bendito pau! Ao contrário de incenso, Pau Santo queima devagar. Assim pode usar variadíssimas vezes e não fica aquele cheiro intenso. Este é mais suave e subtil.


Propriedades do Pau Santo
O cheiro que o Pau Santo emite é o óleo essencial que contém - a "força vital" da planta. Como todos os óleos essenciais, o pau santo contém dúzias, se não centenas, de constituintes químicos que são estudados pelas suas propriedades únicas curativas e regeneradoras. Quando inalamos  esses componentes, o sistema nervoso assimila e reage - enviando sinais para os lugares do corpo que precisam de recuperação.

O óleo essencial de Pau Santo tem benefícios que passam pelo alívio de sintomas de alergias, afasta mosquitos, combate os radicais livres, alivia o stress e a ansiedade, promove um sono reparador, alivia náuseas e até reduz a dor e inflamação. Por isso a sensação relaxada com que me sinto depois de usar Pau Santo. É bem provável que não seja somente o efeito placebo.

Pau Santo é tradicionalmente queimado como oferenda aos bons seres espirituais indígenas, especialmente num local sagrado. Acredita-se que, quando desfrutamos de cheiros agradáveis em terra, os seres espirituais também serão atraídos por esses cheiros e, em troca, trazem vibrações agradáveis e boa sorte.

Imagem Pintrest

Imagem Pintrest

Comece o seu próprio Ritual 

Da próxima vez que quiser limpar as energias da sua casa ou que ela cheire a fresco:

1 - Pare e pense um pouco no que pretende. Limpar energias? Se calhar um canto particular da casa?

2 - Pegue num Pau Santo e acenda, sempre com cuidado. Use um fósforo preferencialmente ou uma vela. Há algumas regras e uma delas é que se deve usar fogo natural, por isso isqueiro e fogão não deveriam ser a primeira escolha.

3 - O pau vai começar a ficar com chama e rapidamente vai-se apagar. Deixe este processo acontecer por si. Quando estiver só a sair o fumo, começa o “trabalho”.

Eu gosto de começar por mim. Passo o fumo de baixo para cima, e um pouco a toda a volta. Até ajudo com a outra mão para passar o fumo por cima de mim quase com se estivesse a sacudir migalhas de cima do corpo (por exemplo, do ombro pelo braço até a mão). Depois avanço para a casa. Começo pela porta de entrada e sigo o percurso, entrando em cada espaço e fazendo os cantos todos do mesmo. Dê especial atenção ás portas e janelas.

Quando faço nos miúdos, faço o mesmo que fiz a mim, mas como eles tem menos paciência e acham que sou um pouco “estranha”, dou só uma volta por cima da cabeça de cada com Pau Santo.