COZINHA SAGRADA

COZINHA

BEM ESTAR

COZINHA SAGRADA

A cozinha é um lugar tão especial. É sem duvida, para mim, o coração da casa. Já reparou que quando tem convidados eles naturalmente se dirigem para a cozinha?.. para petiscar, beber um copo de vinho (ou chá) ou simplesmente para conviver. Há uma energia especial nesse local.. especialmente quando a dona/o de casa gosta de cozinhar. Por esse motivo acredito que este espaço merece uma atenção especial.

Cozinhar é sem duvida um acto de relaxamento para mim, funciona como uma especie de meditação. Tem sido assim desde jovem quando me aventurava como Chef Vegana.. posso dizer que o acto de cozinhar me manteve (e mantem) sã, especialmente agora que procuro novamente descobrir quem eu sou através da intuição.

Cozinhar e todos os processos que nos levam lá, são uma especie de ritual para mim. Tudo começa pela inspiração.. quando uma ideia, combinação de sabores surge do nada e não descanso enquanto não a experimentar. Ou também pode começar no mercado, quando vejo todos aqueles legumes e frutas coloridos e da época a chamarem por mim. É sem duvida a melhor parte.. a parte da imaginação, criatividade e intuição. 

A maneira como tratamos, manuseamos os ingredientes também faz toda a diferença. A energia com que os preparamos e no final a maneira como os apresentamos. Todos estes processos importam, e tem um impacto muito real no nosso corpo, energia e digestão -  já reparou como se sente esquisita , até inchada depois de comer num restaurante onde sente que o ambiente está estranho? Onde os empregados forma tudo menos simpáticos, a energia na cozinha está “pesada”, o emparamento não está nada cuidadoso? 

Todos estes fatores fazem uma grande diferença ao nosso corpo e mente, confiem em mim! Por estes motivos, e por ter sérias duvidas na proveniência e qualidade dos ingredientes nos restaurantes, é que vou comer fora muito pouco.. e quando vou vou sempre aos mesmos sítios, onde acredito na integridade dos ingredients utilizados (sempre biológicos), onde sei que quem está a cozinhar o faz com amor, e onde as pessoas que me atendem me fazem sentir em casa (sim Época i’am looking at you!).

Por isso, se poderem, comam em casa sempre que possam. Refeições preparadas por um “chef” cuidadoso. Não só vão conseguir controlar os ingredientes que são utilizados mas também a carga emocional com que são permeados com.

Por isso cuidem do espaço onde toda a magia acontece. E intencionalmente encha as suas receitas com amor e pensamentos positivos.

Aqui está uma espécie de guia de como eu gosto de preparar o meu espaço antes de cozinhar.

PROCESS | Antes de começar a cozinhar gosto de queimar um pouco desta mistura , salva ou acender uma vela. Gosto de parar e ficar presente no aqui e agora (parece poroso mas faz toda a diferença). Olhar bem para os ingredients maravilhosos que vou cozinhar com, e agradecer a todos e tudo que fizeram com que fosse possível eles estarem na minha cozinha para eu criar com e alimentar a minha familia (quantas vezes nos esquecemos desta magia, desta honra, desta sorte?!) Desde os agricultores, à agua, sol, etc.. Depois penso numa intenção que vá beneficiar todos que vão comer a comida que vou prepara.. seja saude, amor, felicidade, etc. Depois de me sentir mesmo grata por tudo o que me rodeia começo a prepara a comida de uma forma consciente. Trato os ingredientes com respeito, tento desperdiçar o mínimo possível.

Mais do que tudo acredito que este processo enche a comida com amor e inicia o processo de digestão mesmo antes de comer. Acredito também que nos ajuda a entrar na mesma frequência da refeição que estamos prestes a comer, que prepara o corpo para absorver todos os nutrientes mais facilmente devido a conexão mente corpo. E também nos enche com todo o amor e intenções que foram passados para a comida enquanto cozinhávamos.

E por fim, este processo ajuda-me a estar mais presente tanto no meu corpo como na experiencia de cozinhar. Em vez de me perder em mil e um pensamentos que nada tem a ver com o aqui e agora. Como tudo na vida, cozinhar pode ser, e é para mim, uma maneira de meditar e de estar mais presente no meu dia a dia.

COZINHA