COMO ATIVAR OS SEUS 5 SENTIDOS PARA ESTAR MAIS PRESENTE

ATIVAR OS SEUS 5 SENTIDOS

BEM ESTAR

COMO ATIVAR OS SEUS 5 SENTIDOS PARA ESTAR MAIS PRESENTE

À medida que a Primavera chega, começo a sentir uma forte necessidade de estar em sintonia com o meu corpo de forma intencional. E por isso, tenho usado intencionalmente os meus 5 sentidos para me trazer de volta ao agora - no fundo para estar mais presente no meu dia-a-dia. Tem sido uma experiência tão holística e profunda, que sinto que tenho de partilhar consigo.

Um dos processos mais importantes para a deixar mais centrada é sem dúvida a meditação… e está na moda por alguma razão. É um ritual que alivia verdadeiramente o stress, as emoções fortes, a ansiedade... Que a deixa mais à vontade e a faz relembrar de quem realmente é.

Deixo aqui o meu método e dicas para conseguir ativar os seus 5 sentidos tranquilamente:

MEDITAÇÃO

ANTES DE COMEÇAR | Para mim é mesmo importante ter um lugar sagrado onde posso fazer uma pausa.. seja para meditar, escrever ou definir intenções. Algumas pessoas criam um altar, um cantinho especial para onde se podem retirar e dedicar algum tempo a este processo. Eu tenho um altar mesmo ao lado do sítio onde trabalho e uma cadeira especial no meu quarto... Tento meditar duas vezes por dia. No início da manhã e pelas quatro, cinco da tarde para limpar as energias acumuladas ao longo do dia e ficar mais leve para estar com as crianças e ter um sono mais profundo e descansado.

DEFINIR UMA INTENÇÃO PARA O DIA |Defino sempre uma intenção antes de meditar. A intenção varia de acordo com o dia e a necessidade. Seja para lidar com emoções, para reaver a minha energia, para me sentir centrada, para me libertar de energias indesejadas, ou simplesmente para estar um bocadinho sossegada. Defina uma intenção diária, assim que acordar para que o seu dia seja mais produtivo, para fluir mais facilmente. E logo antes de se ir deitar, para se libertar do dia e relaxar profundamente.

MEDIAÇÃO | A minha prática regular de meditação é muito pessoal, criei-a após experimentar várias modalidades. Pessoalmente, gosto de praticar uma kriya de Kundalini de manhã entre 10 a 20 minutos, como muitas de vocês já sabem. Também gosto de tirar uma carta  depois de meditar ou sempre que me sinto desconectada. A carta mostra-me sempre um caminho que eu não tinha levado em consideração.

EFT | Também conhecido como “tapping” é uma parte muito importante do meu dia. Pode parecer um bocadinho estranho ao princípio, mas tal como o nome indica - técnica de libertação emocional (emotional freedom technique) - realmente funciona para deixar as suas emoções fluírem e para redefinir o seu estado mental. Por isso, se precisa de lidar com alguma emoção em específico, comece com EFT e vá vendo até onde isso a leva.

ATIVAR OS SEUS 5 SENTIDOS

COMO ATIVAR OS SEUS 5 SENTIDOS

AUDIÇÃO | Pode ser através de frequências binaurais , barulho branco , mantras , ou as taças tibetanas , uso o som que mais se adequa para esse dia específico, para ativar ou evocar um conjunto de intenções, que varia de acordo com o dia e a necessidade. Pode ser para lidar com uma emoção, para reaver a minha energia, para me sentir centrada, para alinhar os meus chakras, ou simplesmente estar sossegada. Ultimamente, tenho ouvido esta playlist para limpar a energia que a incrívelLahla Delia criou…


OLFATO I Adoro cheiros e tudo aquilo que trazem... E por isso tenho tendência a queimar muitos dos meus preferidos, de acordo com o que a minha intuição me diz que preciso. Copal para evocar boas energias,. Sweetgrass sempre que preciso do apoio dos outros. Salva para purificar a minha própria energia e acalmar o meu sistema nervoso, Pau santo para limpar energias negativas indesejadas ou algum incenso com benefícios específicos. Também adoro misturar óleos essenciais, já que têm um efeito rapidíssimo de 20 segundos. São a maneira mais rápida de mudar o seu estado mental e emocional. Eu coloco-os num difusor ou uso-os como perfume na minha pele, como estes que criei.

ATIVAR OS SEUS 5 SENTIDOS


PALADAR | O paladar é algo muito intuitivo para mim, especialmente depois de ter estudado herbalismo com a Rosemary Gladstar, , costumo misturar ervas que tenho em casa e que estão presentes nos meus blends . . Também desfruto usar tónicos wheneversempre que preciso desse tipo de cura emocional, misturados em água à temperatura ambiente.

VISÃO | Aqui refiro-me, naturalmente, ao meu altar e aos objetos que estão ligados a determinadas intenções e que apoiam a minha prática espiritual. Tenho cristais, flores frescas e secas, símbolos sagrados, desenhos dos meus filhos... Basicamente coisas que remetem ao meu verdadeiro eu e que por isso me acalmam.

TOQUE | É facilitado através de todos os cristais de que preciso em determinadas alturas. Ultimamente, têm sido Apophyllite e Selenite para me sentir mais centrada e dar apoio à minha intuição.