ROMESCO DE AMÊNDOA

ROMESCO DE AMÊNDOA

RECEITA

ROMESCO DE AMÊNDOA

Eu recomendo dobrar ou mesmo triplicar esta receita e guardar no congelador (pode armazenar até dois meses). Este é um prato indulgente ainda que rico em nutrientes, um delicioso complemento para qualquer vegetal. Especialmente agora que o verão está a aproximar-se rapidamente, e começa a época dos pimentos vermelhos.

Romesco é um molho à base de tomate que se originou em Tarragona, Catalunha. Os pescadores desta área fizeram este molho para ser comido com peixes. Nesta receita eu uso o pimentão vermelho. Então, basicamente está a fazer uma pasta grossa cheia de pimentos vermelhos grelhados e paprica fumada, o que une tudo junto são as amêndoas.

Dica de beleza: amêndoas contêm proteína vegetal e o antioxidante considerado alimento para a pele, vitamina E.

Não é exagero se eu disser que como Romesco todos os dias, de alguma forma, muitas vezes acompanhando um grão inteiro, algum tipo de vegetal ou apenas pela colher...

ROMESCO DE AMÊNDOA

ROMESCO

Serve 4

2 pimentos vermelhos

1 /2 Jalapêno, sem sementes

2 dentes de alho

¼ chávena de Azeite virgem

1 colher de sopa vinagre de xerez (também pode usar vinho do porto ou vinagre de vinho da madeira)

1 limão, raspas e sumo

2 colher de chá Paprika fumada espanhola (pode encontrar alguns em mercearias espanholas como o Super Cor)

1 chávena de amêndoas torradas

1 mão de coentros, picado (cerca de 1/3 chávena)

sal a gosto


Instruções

Para fazer o Romesco: Assar o pimento no forno a 200ºC até ficar bem chamuscado e macio (isso é vital, especialmente para aqueles que têm problemas de digestão com pimentos).

Deixe arrefecer e transfira para uma tigela. Descasque a pele (super fácil de fazer quando o pimento está bem chamuscado) sobre a tigela para que possa ficar com o liquido que sai. Retire e descarte sementes e hastes.

ROMESCO DE AMÊNDOA

No processador de alimentos, coloque os pimentaos chamuscados com o resto dos ingredientes, além de um pouco de líquido que saiu dos pimentos. Misture e prove; deve saber a fumado, salgado e um pouco ácido. Adicione mais vinagre de xerez, sal, azeite e coentros, conforme necessário. Misture até ficar totalmente incorporado, mas não totalmente uniforme; alguma textura é ideal aqui.

ROMESCO DE AMÊNDOA